Sinopse: A manutenção do meio ambiente hígido e ecologicamente equilibrado representa um direito difuso de caráter intergeracional, cabendo a todos (Estado e sociedade) o dever fundamental de proteção. Vivemos em uma sociedade ditada pelo consumo frenético que foca suas energias na produção de insumos necessários (alguns nem tanto) ao cotidiano, não raro sem a adequada preocupação com as consequências ambientais derivadas desse modo de vida. Somado a isso, ainda é possível perceber que mesmo após 1988, com a chamada ?ecologização? da Constituição, o meio ambiente tem recebido uma proteção deficiente, sobretudo quando confrontado com os interesses econômicos, causando perdas irrecuperáveis a esse direito de terceira dimensão. Nunca é demais lembrar que o artigo 225, caput, da Constituição Federal, traz como dever inafastável do Poder Público e de toda a coletividade a defesa do meio ambiente e o dever de conservá-lo para as gerações presentes e futuras. Infelizmente, tal comando ainda não alcançou uma compreensão constitucionalmente adequada. A obrigação de defesa do meio ambiente estampada no referido artigo 225, da Carta Magna, não demanda nenhum tipo de acrobacia interpretativa para sua efetivação. Neste contexto, a presente obra foi construída com o propósito de apresentar temas diferenciados vinculados à tutela ambiental e que trazem considerável aflição àqueles que buscam alcançar uma proteção verdadeiramente eficiente do meio ambiente.
Autor(es): Coordenador: Rodrigo Monteiro da Silva
Edição: 1
Ano: 2020
Paginação: 567
Acabamento: Brochura
Formato: 17X24
ISBN: 9788577895212
Capítulo 1
A aplicação do método PBL nas mediações de conflitos realizadas pelo NPJ-Unifipmoc junto à Delegacia da Mulher de Montes Claros/MG (SANTOS, Daniel Ferreira dos; GUEDES, Igor Rafael de Matos Teixeira)
Introdução
1 Metodologia ativa PBL
2 A aplicação da metodologia PBL
3 Aplicação do método PBL na mediação de conflitos da delegacia da mulher
Considerações finais
Capítulo 2
A pedagogia de projetos e a aprendizagem significativa na UNIFIPMoc (TURANO, Maria de Fátima)
Introdução
1 Pedagogia de projetos, educação e multidisciplinariedade: contexto da proposta
2 A concepção do projeto interdisciplinar
2.1 Definição do tema
2.2 A dimensão pedagógica do projeto interdisciplinar
2.3 Dimensão da investigação científica
2.4 Formulação do problema
2.5 Elaboração do projeto
2.6 Coleta de dados: exploração teórico-prática
2.7 Sistematização de dados
2.8 Resultados
3 O processo de avaliação e a aprendizagem significativa
3.1 Inovações implantadas na metodologia de projetos
Considerações finais
Capítulo 3
A prática jurídica civil e o processo eletrônico: metodologias ativas para uma transdisciplinaridade possível: um relato de experiência (PINHEIRO, Andressa Mendes de Freitas; SANTOS, Andrey Mendes)
Introdução
1 As metodologias ativas na prática jurídica civil e os desafios com o surgimento do processo judicial eletrônico (PJE)
2 Relato de experiência
Conclusão.
Capítulo 4
Análise de jurisprudência como ferramenta de formação do conhecimento (LANA, Fernanda Fagundes Veloso)
Introdução
1 Análise de jurisprudência como metodologia ativa de aprendizagem
2 Utilização da jurisprudência como ferramenta de formação de conhecimento
3 A análise de jurisprudência na disciplina de Direito Econômico e do Consumidor – Relato de experiência
Considerações finais
Capítulo 5
Atividade cultural – Teatro – Como forma de metodologia ativa no processo de ensinagem do curso de direito UNIFIPMoc (CARVALHO, Fagner Campos)
Introdução
1 Metodologia ativa
2 Procedimento
3 Relato de experiência
Considerações finais
Capítulo 6
Crime, violência e mídia: O caso Isabella Nardoni sob um olhar interdisciplinar (QUEIROZ, Carlos Frederico Bastos; SOUTO, Luciana Martins; BORGES, Lucas Santana; TEIXEIRA, Regina Célia Fernandes)
Introdução
Conclusão
Capítulo 7
Dialética e aprendizagem: GV/GO como estratégia de (re) pensar o Ensino Jurídico (SILVA, Leandro Luciano da; TEIXEIRA, Rodrigo Leal)
Introdução
1 Anacronismo pedagógico e a revolução metodológica
2 Grupo de Verbalização – Grupo de Observação: aportes teóricos
Considerações finais
Capítulo 8
Discussão e debate na construção de caminhos de interdisciplinaridade (TEIXEIRA, Ana Paula Fernandes; GALVÃO, Luciana Gomes Marques)
Introdução
1 A discussão e o debate
2 Como discutir e debater
3 Relato de experiência
Considerações finais
Capítulo 9
Educação Jurídica Ativa: Propondo o Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas (RODRIGUES, Horácio Wanderlei)
Resumo
Palavras-chave
Abstract
Keywords
1 Uma proposta para repensar o ensino do direito – O processo de Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP)
2 Primeiro passo: mudar as estratégias didático-pedagógicas – O método de Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas
2.1 O problema como elemento central do Método EARP
2.2 O método EARP
2.2.1 A tentativa e o erro – A proposta popperiana
2.2.2 A estratégia didático-pedagógica – O Método EARP
3 segundo passo: reorganizar os cursos – O projeto pedagógico EARP
3.1 O Currículo EARP
3.2 Proposta de currículo EARP para Cursos de Direito
3.2.1 O currículo de um Curso de Direito com Projeto Pedagógico EARP
3.2.2 A semana padrão de um Curso de Direito EARP
4 O problema, a tentativa, o erro, a aprendizagem – A proposta apresentada e a necessidade de sua crítica
Capítulo 10
Elaboração de peças processuais, aprendizagem baseada em problema (PEREIRA, Edson; DANTOS, Rodrigo Dias)
Introdução
1 Metodologia ativa - Aspectos teóricos aplicados à dinâmica processual
2 Procedimento - Parte prática
3 Relato de experiência
4 Considerações finais
Capítulo 11
Ensino híbrido por meio da plataforma canvas: um relato sobre a sala de aula virtual aplicada às oficinas preparatórias para o exame da OAB (VIEIRA, Vânia Ereni Lima; LOPES, Tacyana Karoline Araújo)
Introdução
1 Ensino híbrido
2 A sala de aula virtual das oficinas da OAB
3 Relato de experiência
Conclusão
Capítulo 12
Ensino jurídico e tecnologia educacional: o Socrative como interface do team based learning ou aprendizagem baseada em equipes (GABRICH, Lara Maia Silva)
Introdução
1 Team Based Learning (TBL): A aprendizagem baseada em equipes e o desenvolvimento de competências e habilidades
2 O socrative como interface para o TBL
3 O desenvolvimento de competências e habilidades no ensino jurídico mediante a da aprendizagem baseada em equipes e o socrative
Considerações finais
Capítulo 13
Gamificação no ensino jurídico (SANTOS, Andrey Mendes)
Introdução
1 Da gamificação
2 Relato de experiência
Conclusão
Capítulo 14
Mapa conceitual e aprendizagem significativa em teoria geral do processo do curso de direito da UNIFIPmoc (VELOSO, Cynara Silde Mesquita)
Introdução
1 Aprendizagem significativa e mapa conceitual
2 Mapa conceitual: utilização, elaboração e tipos
3 Relato de experiência do mapa conceitual em teoria geral do processo
Considerações finais
Capítulo 15
Metodologia ativa aplicada ao curso de direito da UNIFIPMoc: Um relato sobre a aplicação da aprendizagem baseada em equipe - ABE (ASSIS, Ana Paula de Souza Reis; PERES, Anna Paula Lemos Santos)
Introdução
1 Metodologias ativas: um novo paradigma no ensino jurídico
2 Aprendizagem baseada em equipes: aspectos teóricos e procedimentais
3 Aplicação prática da ABE em sala de aula: um relato de experiência no sexto período do curso de Direito da UNIFIPMoc
Conclusões
Capítulo 16
Metodologia ativa aplicada como prática pedagógica no curso de direito baseada nos quatros passos do processo do conhecimento (VIEIRA,Taise Daiana Lopes Lessa)
Introdução
1 Metodologia ativa como prática pedagógica
2 Os quatros passos do processo do conhecimento de Saviani.
3 Relato de experiência.
Considerações finais
Capítulo 17
O debate como culminância da sala de aula invertida numa perspectiva holística (SANTOS, Rennê Flávio Lopes Santos; Viviane Fernandes Medeiros).
Introdução
1 Os debates como socialização da aula invertida em plurais metodologias ativas.
2 Partilha de uma experiência
3 Considerações finais
Capítulo 18
O direito encontra a literatura na sala de aula. Literatura no ensino de direito como metodologia ativa (RIBEIRO, Paulo Hermano Soares)
Introdução
1 O Movimento Direito e Literatura
2 Literatura na Sala de Aula – Procedimento e Experiência
Considerações Finais
Capítulo 19
Os recursos do ordenamento processual civil vistos sob a lente de uma metodologia ativa – Relato de experiencia (ROCHA, Rogério Ferreira)
Introdução
1 Peer instruction - Metodologia ativa utilizada para fomentar o debate entre os acadêmicos
2 Procedimento da metodologia inspirada na peer instruction e aplicada no 1º semestre de 2019, na matéria de recursos, da Disciplina de Direito Processual Civil II
3 Relato de experiência
Considerações finais
Capítulo 20
Peer instruction: reinventando as aulas expositivas no direito a partir de leituras prévias, testes conceituais e interação (LOPES, Tacyana Karoline; VIEIRA, Vânia Lima)
Introduçâo
1 Bases teórico-metodológicas da peer instruction como uma ferramenta de ensinagem interativa
2 Um passo-a-passo do PEER INSTRUCTION a partir dos PONTOS–CHAVE
3 Relato de Experiência
Considerações finais
Capítulo 21
Todo mundo tem uma boa história para contar (COSTA, Daniel Arthur Quaresma da)
1 Introdução
2 Storytelling como metodologia ativa
3 A técnica do storytelling
Considerações finais
Capítulo 22
Um olhar avaliativo: possibilidades e resistências (MOTA, Rosina Maria Turano; REGO, Thaís Cristina Figueiredo).
1 Ensinar para competências
2 Avaliar competências: entre duas lógicas
3 Por um olhar avaliativo do processo de aprendizagem
Capítulo 23
Uma proposta metodológica para o aprendizado mediante estudo de casos em direito tributário (MARTUSCELLI, Pablo Dutra)
Introdução
1 Ponto de partida
2 Metodologia ativa
2.1 O aprendizado por meio do estudo de casos
2.2 A prática de como se analisar um caso
2.3 E como trabalhar com os casos propostos?
2.4 Exemplo prático
3 Relato de experiência
Considerações finais
Referências
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