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Ministério Público e o Meio Ambiente - Desafios para o desenvolvimento sustentável

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SKU.: 9788577895212
Autor: Rodrigo Monteiro da Silva
Sinopse:
A manutenção do meio ambiente hígido e ecologicamente equilibrado representa um direito difuso de caráter intergeracional, cabendo a todos (Estado e sociedade) o dever fundamental de proteção. Vivemos em uma sociedade ditada pelo consumo frenético que foca suas energias na produção de insumos necessários (alguns nem tanto) ao cotidiano, não raro sem a adequada preocupação com as consequências ambientais derivadas desse modo de vida. Somado a isso, ainda é possível perceber que mesmo após 1988, com a chamada ?ecologização? da Constituição, o meio ambiente tem recebido uma proteção deficiente, sobretudo quando confrontado com os interesses econômicos, causando perdas irrecuperáveis a esse direito de terceira dimensão. Nunca é demais lembrar que o artigo 225, caput, da Constituição Federal, traz como dever inafastável do Poder Público e de toda a coletividade a defesa do meio ambiente e o dever de conservá-lo para as gerações presentes e futuras. Infelizmente, tal comando ainda não alcançou uma compreensão constitucionalmente adequada. A obrigação de defesa do meio ambiente estampada no referido artigo 225, da Carta Magna, não demanda nenhum tipo de acrobacia interpretativa para sua efetivação. Neste contexto, a presente obra foi construída com o propósito de apresentar temas diferenciados vinculados à tutela ambiental e que trazem considerável aflição àqueles que buscam alcançar uma proteção verdadeiramente eficiente do meio ambiente.
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    Sinopse: A manutenção do meio ambiente hígido e ecologicamente equilibrado representa um direito difuso de caráter intergeracional, cabendo a todos (Estado e sociedade) o dever fundamental de proteção. Vivemos em uma sociedade ditada pelo consumo frenético que foca suas energias na produção de insumos necessários (alguns nem tanto) ao cotidiano, não raro sem a adequada preocupação com as consequências ambientais derivadas desse modo de vida. Somado a isso, ainda é possível perceber que mesmo após 1988, com a chamada ?ecologização? da Constituição, o meio ambiente tem recebido uma proteção deficiente, sobretudo quando confrontado com os interesses econômicos, causando perdas irrecuperáveis a esse direito de terceira dimensão. Nunca é demais lembrar que o artigo 225, caput, da Constituição Federal, traz como dever inafastável do Poder Público e de toda a coletividade a defesa do meio ambiente e o dever de conservá-lo para as gerações presentes e futuras. Infelizmente, tal comando ainda não alcançou uma compreensão constitucionalmente adequada. A obrigação de defesa do meio ambiente estampada no referido artigo 225, da Carta Magna, não demanda nenhum tipo de acrobacia interpretativa para sua efetivação. Neste contexto, a presente obra foi construída com o propósito de apresentar temas diferenciados vinculados à tutela ambiental e que trazem considerável aflição àqueles que buscam alcançar uma proteção verdadeiramente eficiente do meio ambiente.

    Autor(es): Coordenador: Rodrigo Monteiro da Silva
    Edição: 1
    Ano: 2020
    Paginação: 567
    Acabamento: Brochura
    Formato: 17X24
    ISBN: 9788577895212
    Capítulo 1
    A aplicação do método PBL nas mediações de conflitos realizadas pelo NPJ-Unifipmoc junto à Delegacia da Mulher de Montes Claros/MG (SANTOS, Daniel Ferreira dos; GUEDES, Igor Rafael de Matos Teixeira)
    Introdução
    1 Metodologia ativa PBL
    2 A aplicação da metodologia PBL
    3 Aplicação do método PBL na mediação de conflitos da delegacia da mulher
    Considerações finais

    Capítulo 2
    A pedagogia de projetos e a aprendizagem significativa na UNIFIPMoc (TURANO, Maria de Fátima)
    Introdução
    1 Pedagogia de projetos, educação e multidisciplinariedade: contexto da proposta
    2 A concepção do projeto interdisciplinar
    2.1 Definição do tema
    2.2 A dimensão pedagógica do projeto interdisciplinar
    2.3 Dimensão da investigação científica
    2.4 Formulação do problema
    2.5 Elaboração do projeto
    2.6 Coleta de dados: exploração teórico-prática
    2.7 Sistematização de dados
    2.8 Resultados
    3 O processo de avaliação e a aprendizagem significativa
    3.1 Inovações implantadas na metodologia de projetos
    Considerações finais

    Capítulo 3
    A prática jurídica civil e o processo eletrônico: metodologias ativas para uma transdisciplinaridade possível: um relato de experiência (PINHEIRO, Andressa Mendes de Freitas; SANTOS, Andrey Mendes)
    Introdução
    1 As metodologias ativas na prática jurídica civil e os desafios com o surgimento do processo judicial eletrônico (PJE)
    2 Relato de experiência
    Conclusão.

    Capítulo 4
    Análise de jurisprudência como ferramenta de formação do conhecimento (LANA, Fernanda Fagundes Veloso)
    Introdução
    1 Análise de jurisprudência como metodologia ativa de aprendizagem
    2 Utilização da jurisprudência como ferramenta de formação de conhecimento
    3 A análise de jurisprudência na disciplina de Direito Econômico e do Consumidor – Relato de experiência
    Considerações finais

    Capítulo 5
    Atividade cultural – Teatro – Como forma de metodologia ativa no processo de ensinagem do curso de direito UNIFIPMoc (CARVALHO, Fagner Campos)
    Introdução
    1 Metodologia ativa
    2 Procedimento
    3 Relato de experiência
    Considerações finais

    Capítulo 6
    Crime, violência e mídia: O caso Isabella Nardoni sob um olhar interdisciplinar (QUEIROZ, Carlos Frederico Bastos; SOUTO, Luciana Martins; BORGES, Lucas Santana; TEIXEIRA, Regina Célia Fernandes)
    Introdução
    Conclusão
    Capítulo 7
    Dialética e aprendizagem: GV/GO como estratégia de (re) pensar o Ensino Jurídico (SILVA, Leandro Luciano da; TEIXEIRA, Rodrigo Leal)
    Introdução
    1 Anacronismo pedagógico e a revolução metodológica
    2 Grupo de Verbalização – Grupo de Observação: aportes teóricos
    Considerações finais

    Capítulo 8
    Discussão e debate na construção de caminhos de interdisciplinaridade (TEIXEIRA, Ana Paula Fernandes; GALVÃO, Luciana Gomes Marques)
    Introdução
    1 A discussão e o debate
    2 Como discutir e debater
    3 Relato de experiência
    Considerações finais

    Capítulo 9
    Educação Jurídica Ativa: Propondo o Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas (RODRIGUES, Horácio Wanderlei)
    Resumo
    Palavras-chave
    Abstract
    Keywords
    1 Uma proposta para repensar o ensino do direito – O processo de Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP)
    2 Primeiro passo: mudar as estratégias didático-pedagógicas – O método de Ensino-aprendizagem pela Resolução de Problemas
    2.1 O problema como elemento central do Método EARP
    2.2 O método EARP
    2.2.1 A tentativa e o erro – A proposta popperiana
    2.2.2 A estratégia didático-pedagógica – O Método EARP
    3 segundo passo: reorganizar os cursos – O projeto pedagógico EARP
    3.1 O Currículo EARP
    3.2 Proposta de currículo EARP para Cursos de Direito
    3.2.1 O currículo de um Curso de Direito com Projeto Pedagógico EARP
    3.2.2 A semana padrão de um Curso de Direito EARP
    4 O problema, a tentativa, o erro, a aprendizagem – A proposta apresentada e a necessidade de sua crítica

    Capítulo 10
    Elaboração de peças processuais, aprendizagem baseada em problema (PEREIRA, Edson; DANTOS, Rodrigo Dias)
    Introdução
    1 Metodologia ativa - Aspectos teóricos aplicados à dinâmica processual
    2 Procedimento - Parte prática
    3 Relato de experiência
    4 Considerações finais

    Capítulo 11
    Ensino híbrido por meio da plataforma canvas: um relato sobre a sala de aula virtual aplicada às oficinas preparatórias para o exame da OAB (VIEIRA, Vânia Ereni Lima; LOPES, Tacyana Karoline Araújo)
    Introdução
    1 Ensino híbrido
    2 A sala de aula virtual das oficinas da OAB
    3 Relato de experiência
    Conclusão

    Capítulo 12
    Ensino jurídico e tecnologia educacional: o Socrative como interface do team based learning ou aprendizagem baseada em equipes (GABRICH, Lara Maia Silva)
    Introdução
    1 Team Based Learning (TBL): A aprendizagem baseada em equipes e o desenvolvimento de competências e habilidades
    2 O socrative como interface para o TBL
    3 O desenvolvimento de competências e habilidades no ensino jurídico mediante a da aprendizagem baseada em equipes e o socrative
    Considerações finais

    Capítulo 13
    Gamificação no ensino jurídico (SANTOS, Andrey Mendes)
    Introdução
    1 Da gamificação
    2 Relato de experiência
    Conclusão

    Capítulo 14
    Mapa conceitual e aprendizagem significativa em teoria geral do processo do curso de direito da UNIFIPmoc (VELOSO, Cynara Silde Mesquita)
    Introdução
    1 Aprendizagem significativa e mapa conceitual
    2 Mapa conceitual: utilização, elaboração e tipos
    3 Relato de experiência do mapa conceitual em teoria geral do processo
    Considerações finais

    Capítulo 15
    Metodologia ativa aplicada ao curso de direito da UNIFIPMoc: Um relato sobre a aplicação da aprendizagem baseada em equipe - ABE (ASSIS, Ana Paula de Souza Reis; PERES, Anna Paula Lemos Santos)
    Introdução
    1 Metodologias ativas: um novo paradigma no ensino jurídico
    2 Aprendizagem baseada em equipes: aspectos teóricos e procedimentais
    3 Aplicação prática da ABE em sala de aula: um relato de experiência no sexto período do curso de Direito da UNIFIPMoc
    Conclusões

    Capítulo 16
    Metodologia ativa aplicada como prática pedagógica no curso de direito baseada nos quatros passos do processo do conhecimento (VIEIRA,Taise Daiana Lopes Lessa)
    Introdução
    1 Metodologia ativa como prática pedagógica
    2 Os quatros passos do processo do conhecimento de Saviani.
    3 Relato de experiência.
    Considerações finais

    Capítulo 17
    O debate como culminância da sala de aula invertida numa perspectiva holística (SANTOS, Rennê Flávio Lopes Santos; Viviane Fernandes Medeiros).
    Introdução
    1 Os debates como socialização da aula invertida em plurais metodologias ativas.
    2 Partilha de uma experiência
    3 Considerações finais

    Capítulo 18
    O direito encontra a literatura na sala de aula. Literatura no ensino de direito como metodologia ativa (RIBEIRO, Paulo Hermano Soares)
    Introdução
    1 O Movimento Direito e Literatura
    2 Literatura na Sala de Aula – Procedimento e Experiência
    Considerações Finais

    Capítulo 19
    Os recursos do ordenamento processual civil vistos sob a lente de uma metodologia ativa – Relato de experiencia (ROCHA, Rogério Ferreira)
    Introdução
    1 Peer instruction - Metodologia ativa utilizada para fomentar o debate entre os acadêmicos
    2 Procedimento da metodologia inspirada na peer instruction e aplicada no 1º semestre de 2019, na matéria de recursos, da Disciplina de Direito Processual Civil II
    3 Relato de experiência
    Considerações finais

    Capítulo 20
    Peer instruction: reinventando as aulas expositivas no direito a partir de leituras prévias, testes conceituais e interação (LOPES, Tacyana Karoline; VIEIRA, Vânia Lima)
    Introduçâo
    1 Bases teórico-metodológicas da peer instruction como uma ferramenta de ensinagem interativa
    2 Um passo-a-passo do PEER INSTRUCTION a partir dos PONTOS–CHAVE
    3 Relato de Experiência
    Considerações finais

    Capítulo 21
    Todo mundo tem uma boa história para contar (COSTA, Daniel Arthur Quaresma da)
    1 Introdução
    2 Storytelling como metodologia ativa
    3 A técnica do storytelling
    Considerações finais

    Capítulo 22
    Um olhar avaliativo: possibilidades e resistências (MOTA, Rosina Maria Turano; REGO, Thaís Cristina Figueiredo).
    1 Ensinar para competências
    2 Avaliar competências: entre duas lógicas
    3 Por um olhar avaliativo do processo de aprendizagem

    Capítulo 23
    Uma proposta metodológica para o aprendizado mediante estudo de casos em direito tributário (MARTUSCELLI, Pablo Dutra)
    Introdução
    1 Ponto de partida
    2 Metodologia ativa
    2.1 O aprendizado por meio do estudo de casos
    2.2 A prática de como se analisar um caso
    2.3 E como trabalhar com os casos propostos?
    2.4 Exemplo prático
    3 Relato de experiência
    Considerações finais

    Referências

    Índice Alfabético Remissivo
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    Rodrigo Monteiro da Silva
    Rodrigo Monteiro da Silva
    Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo; Doutorando em Estado de Derecho y Gobernanza Global (Universidad de Salamanca, Espanha); Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (Faculdade de Direito de Vitória – FDV); Especialista em Crime Organizado, Corrupção e Terrorismo (Universidad de Salamanca, Espanha); Especialista em Direito Público (Universidade Gama Filho);
    Especificações do Produto
    Autor(es) Rodrigo Monteiro da Silva
    Assunto Ambiental
    Idioma Português
    Edição 1
    Mês Janeiro
    Ano 2020
    Editora Editora Mizuno
    Marca Editora Mizuno
    Tipo Impresso
    Encadernação Brochura
    Paginação 567
    Altura (cm) 24
    Largura (cm) 17
    Profundidade (cm) 2.5
    Peso (kg) 0.915
    ISBN 9788577895212
    EAN 9788577895212
    NCM 49019900
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