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Introdução ao Estudo do Esports Law

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SKU.: EM-2021-2230
Autor: Antonio Carlos Bratefixe Junior
Sinopse:
A evolução da sociedade moderna com o avanço da tecnologia criou novas formas de comunicação, entretenimento, trabalho e impactou diretamente em todas as esferas coletivas, inclusive no esporte.
Os jogos eletrônicos há muito tempo deixaram de ser apenas um meio de diversão alcançando status de esporte profissional de alto rendimento.
A evolução do Esports cria necessidades jurídicas, uma vez que contratos, negócios jurídicos e relações comerciais são desenvolvidos entre atletas, clubes, organizadoras de torneios e outros personagens desse ecossistema que necessitam de segurança jurídica adequada.
A obra propõe o estudo inédito sobre o Direito do Esporte Eletrônico de forma individualizada, denominado Esports Law, considerando sua natureza jurídica e seus aspectos singulares de desenvolvimento dentro de um novo conceito de prática desportiva, desenvolvida totalmente através de bases digitais e tecnológicas.
O Autor une o conhecimento de atuação na indústria dos games e dos Esports, apresentando situações práticas, definições jurídicas, a característica multidisciplinar com as demais áreas do Direito e elementos de Direito comparado, trilhando o caminho desde o início das primeiras competições esportivas até a definição do esporte eletrônico como prática esportiva e de seus praticantes como verdadeiros atletas.
Uma obra indispensável para estudantes, advogados, juízes, procuradores, atletas, diretores e proprietários de organizações de esporte eletrônico e estudiosos de novas áreas de atuação jurídica.
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    Sinopse

    A evolução da sociedade moderna com o avanço da tecnologia criou novas formas de comunicação, entretenimento, trabalho e impactou diretamente em todas as esferas coletivas, inclusive no esporte.Os jogos eletrônicos há muito tempo deixaram de ser apenas um meio de diversão alcançando status de esporte profissional de alto rendimento.

    A evolução do Esports cria necessidades jurídicas, uma vez que contratos, negócios jurídicos e relações comerciais são desenvolvidos entre atletas, clubes, organizadoras de torneios e outros personagens desse ecossistema que necessitam de segurança jurídica adequada.A obra propõe o estudo inédito sobre o Direito do Esporte Eletrônico de forma individualizada, denominado Esports Law, considerando sua natureza jurídica e seus aspectos singulares de desenvolvimento dentro de um novo conceito de prática desportiva, desenvolvida totalmente através de bases digitais e tecnológicas.

    O Autor une o conhecimento de atuação na indústria dos games e dos Esports, apresentando situações práticas, definições jurídicas, a característica multidisciplinar com as demais áreas do Direito e elementos de Direito comparado, trilhando o caminho desde o início das primeiras competições esportivas até a definição do esporte eletrônico como prática esportiva e de seus praticantes como verdadeiros atletas.Uma obra indispensável para estudantes, advogados, juízes, procuradores, atletas, diretores e proprietários de organizações de esporte eletrônico e estudiosos de novas áreas de atuação jurídica.

    O que você encontrará em Introdução ao Estudo do Esports Law:

    • O direito do esporte eletrônico como área específica de estudo do direito
    • Relações jurídicas de atletas, clubes e streamers
    • Principais contratos do ecossistema do esporte eletrônico
    • Gaming house, gaming office, doping e enquadramento jurídico do esporte eletrônico

    Leia mais sobre os autores abaixo, as especificações do produto e adquira o seu exemplar!

    CAPÍTULO 1

    1 ESPORTS LAW: O DIREITO DO ESPORTE ELETRÔNICO COMO ÁREA ESPECÍFICA DO ESTUDO DO DIREITO


    CAPÍTULO 2

    2 A NATUREZA DOS JOGOS COMPETITIVOS E O NASCIMENTO DO ESPORTS


    CAPÍTULO 3

    3 A INDÚSTRIA DOS GAMES E O ESPORTS


    CAPÍTULO 4

    4 PERSONAGENS DO ECOSSISTEMA DO ESPORTS

    4.1 O Atleta de Esports

    4.2 Equipes e organizações de Esports (Clubes)

    4.3 Desenvolvedora 

    4.4 Patrocinadores

    4.5 Investidores

    4.6 Organizadoras de competição

    4.7 O streamer

    4.8 Outras empresas do ecossistema


    CAPÍTULO 5

    5 A CRIAÇÃO DE NOVAS ECONOMIAS E PROFISSÕES NO ESPORTS


    CAPÍTULO 6

    6 DAS RELAÇÕES CONTRATUAIS ENTRE OS AGENTES DO ESPORTS


    CAPÍTULO 7

    7 DEFINIÇÃO DO ESPORTS COMO ESPORTE

    7.1 O Esports como práticas relacionadas às atividades físicas e corporais

    7.2 O Esports como atividade de natureza competitiva

    7.3 O Esports como instrumento de promoção da educação, da saúde e da cultura

    7.4 Esports quanto ao desporto de rendimento

    7.5 Outras formas de reconhecimento do esporte eletrônico como esporte

    7.6 Classificação do Esports quanto à modalidade e categoria esportiva


    CAPÍTULO 8

    8 DEFINIÇÃO DE ATLETA

    8.1 O atleta de Esports


    CAPÍTULO 9

    9 CONTRATOS DOS ATLETAS DE ESPORTS

    9.1 Contrato de trabalho 

    9.2 Contrato especial de atleta no Esports

    9.3 Cláusula compensatória e cláusula indenizatória

    9.4 Vínculo de emprego e vínculo esportivo 

    9.5 Salário e remuneração dos atletas de Esports

    9.6 Luvas, bichos e prêmios por desempenho

    9.7 Direito de imagem

    9.8 Direito de arena

    9.9 Duração do trabalho

    9.10 Jornada de trabalho

    9.11 Intervalos dos atletas para repouso e alimentação

    9.12 Período de concentração 

    9.13 Trabalho noturno

    9.14 Férias

    9.15 Seguro de acidente


    CAPÍTULO 10

    10 AS GAMING HOUSES E AS GAMING OFFICES


    CAPÍTULO 11

    11 NORMAS DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

    11.1 Acidente do trabalho

    11.2 Assédio moral no Esports


    CAPÍTULO 12

    12 A PRESENÇA FEMININA E O COMBATE AO ASSÉDIO NO ESPORTS


    CAPÍTULO 13

    13 A PRESENÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E A FIGURA DO ESPORTS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL


    CAPÍTULO 14

    14 O DOPING NO ESPORTS E A NECESSIDADE DE CONTROLE


    CAPÍTULO 15

    15 AS EQUIPES DE ESPORTS E OS PROGRAMAS DE COMPLIANCE 


    CAPÍTULO 16

    16 A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E SUA APLICAÇÃO NO ECOSSISTEMA DO ESPORTS


    CAPÍTULO 17

    17 PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO AUTORAL NO ESPORTS

    17.1 Marcas


    CAPÍTULO 18

    18 DIREITO SOCIETÁRIO NO ESPORTS


    CAPÍTULO 19

    19 PREMIAÇÃO DE TORNEIOS DAS DESENVOLVEDORAS E ORGANIZADORAS DE ESPORTS


    CAPÍTULO 20

    20 OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO DO ESPORTS 


    REFERÊNCIAS


    ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO

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    Antonio Carlos Bratefixe Junior
    Antonio Carlos Bratefixe Junior
    Antonio Carlos Bratefixe Junior
    Advogado. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Membro da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santana – SP. Autor de artigos, palestras e cursos sobre temas relacionados ao esporte eletrônico e o estudo do direito do esporte eletrônico. Sócio de Có Crivelli Advogados, atuando na assessoria jurídica de organizadoras de eventos, associações, atletas, streamers e organizações esportivas de esporte eletrônico.
    Especificações do Produto
    Autor(es) Antonio Carlos Bratefixe Junior
    Assunto Desportivo, Trabalho e Processo do Trabalho
    Idioma Português
    Edição 1
    Mês Maio
    Ano 2021
    Marca Editora Mizuno
    Tipo Impresso
    Encadernação Brochura
    Paginação 206
    Formato 16x23
    Altura (cm) 23
    Largura (cm) 16
    Profundidade (cm) 1
    Peso (kg) 0.312
    ISBN 9786555262230
    EAN 9786555262230
    Introdução ao Estudo do Esports Law

    Avaliações

    5.00 Média entre 1 opiniões
    Excelente
    Pedro Gonçalves 21 de junho de 2021
    Livro bastante didático, com boa linguagem e objetivo.
    21 de junho de 2021

    Opiniões dos clientes

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