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Debates Eleitorais - Direito e Comunicação

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Autor: Amaury Silva
Sinopse:

Em Debates Eleitorais desenvolveu-se a proposição de que a discussão no campo jurídico, político e comunicacional, deve ser realizada a partir de um parâmetro que reconheça a relevância da comunicação eleitoral para a efetividade dos direitos políticos. Essa é uma das resultantes centrais da pesquisa de doutorado em Comunicação interface com Direito, realizada pelo autor, que culminou com a apresentação e defesa da tese em 2021, cujo texto constitui o conteúdo preponderante do livro.

A sociedade midiatizada atual é que define a concepção do processo eleitoral. Por isso, o debate assume um caráter de essencialidade. Os meios e as mídias funcionam como condutores das vozes e enunciações, as mais diversificadas possíveis.

No entanto, a observação contemporânea exige uma abertura que contemple a consolidação da TV como meio de maior audiência, sem que a circulação se resuma a esse formato. Os debates eleitorais se estendem para as mídias sociais com as incessantes interações e disputas de narrativas dos usuários.

O objeto do livro consiste assim em mostrar a dinâmica dos debates eleitorais em seus aspectos comunicacionais e jurídicos, como forma de apresentá-lo de modo mais abrangente. Debates Eleitorais é uma formulação inédita a serviço das reflexões sobre campanhas eleitorais, no enfoque jurídico e da comunicação; estudos acadêmicos nessas áreas e na política; docência e prática profissional que estejam de algum modo relacionados com a perspectiva desses saberes interdisciplinares.

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    O livro de Debate Eleitoral mostra a dinâmica dos debates eleitorais em seus aspectos comunicacionais e jurídicos, de forma a apresentá-lo de modo abrangente.

    Sinopse do livro Debates Eleitorais:

    Em Debates Eleitorais desenvolveu-se a proposição de que a discussão no campo jurídico, político e comunicacional, deve ser realizada a partir de um parâmetro que reconheça a relevância da comunicação eleitoral para a efetividade dos direitos políticos.

    Essa é uma das resultantes centrais da pesquisa de doutorado em Comunicação interface com Direito, realizada pelo autor, que culminou com a apresentação e defesa da tese em 2021, cujo texto constitui o conteúdo preponderante do livro.

    A sociedade midiatizada atual é que define a concepção do processo eleitoral. Por isso, o debate assume um caráter de essencialidade. Os meios e as mídias funcionam como condutores das vozes e enunciações, as mais diversificadas possíveis.

    No entanto, a observação contemporânea exige uma abertura que contemple a consolidação da TV como meio de maior audiência, sem que a circulação se resuma a esse formato.

    Os debates eleitorais se estendem para as mídias sociais com as incessantes interações e disputas de narrativas dos usuários.

    O objeto do livro consiste assim em mostrar a dinâmica dos debates eleitorais em seus aspectos comunicacionais e jurídicos, como forma de apresentá-lo de modo mais abrangente.

    Debates Eleitorais é uma formulação inédita a serviço das reflexões sobre campanhas eleitorais, no enfoque jurídico e da comunicação; estudos acadêmicos nessas áreas e na política; docência e prática profissional que estejam de algum modo relacionados com a perspectiva desses saberes interdisciplinares.

     

    Sinopse do livro Debates Eleitorais:


    >Comunicação eleitoral
    >Política e Eleições
    >Debates Eleitorais na TV e nas mídias sociais
    >Panorama doutrinário e jurisprudencial sobre os debates eleitorais (de acordo com a Lei 14.211/2021)
    >Construções na TV e televisivas nas redes

    CAPÍTULO 1

    Introdução

    CAPÍTULO 2

    Debates Eleitorais e Televisão

    2.1 Olhares Múltiplos sobre os Debates Eleitorais Televisivos

    2.1.1 Teses e Dissertações

    2.1.2 Artigos

    2.1.3 Debates Contemporâneos: Outras Teleaudiovisualidades

    2.1.3.1 O Caso da Argentina

    2.1.3.2 O Caso da Colômbia

    2.1.3.3 O Caso do Uruguai

    capítulo 3

    Teleaudiovisualidades da Tecnocultura

    3.1 A TV e os Mundos Televisivos

    3.2 O Propriamente Televisivo e as Teleaudiovisualidades

    3.2.1 Modulações Audiovisuais: Técnicas para a Construção de Sentidos

    3.2.2 Entre a TV e o Twitter

    3.2.3 Segunda Tela

    3.2.4 Twitter e Segunda Tela

    capítulo 4

    A Rede Globo e as Principais Molduras Televisivas

    4.1 Os Canais, as Emissoras e a Privatização da Democracia

    4.2 O Surgimento do VT: Expansão do Televisivo e Montagens do usuário

    4.3 Padrão Globo de Qualidade como Tecnoestética que Moldura a Emissora

    4.4 A Construção da Brasilidade

    4.5 O Horário Nobre como Moldura da TV Globo

    4.6 Promos e Vinhetas

    4.7 As Personas Televisivas

    4.8 Eleições de 1989: a História como Moldura

    capítulo 5

    Teleaudiovisualidades do Debate para Presidente: Principais Molduras e Produção de Sentidos

    5.1 Sobre o Corpus

    5.2 As Normas Jurídicas e as Normas Midiáticas no Debate

    5.2.1 As Normas do Debate como Molduras

    5.2.1.1 A Moldura Sorteio

    5.2.1.2 O Direito de Resposta

    5.2.1.3 Réplica e Tréplica

    5.2.1.4 Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)

    5.3 Debate Eleitoral como Tempos Teleaudiovisuais

    5.3.1 O Tempo de Softwares, Hardwares, Compartilhamento e Mobilidade

    5.4 Espacialidades Teleaudiovisuais

    5.4.1 A Arena como Espaço da Disputa

    5.4.1.1 O Púlpito

    5.4.2 A Cadeira Vazia

    5.4.3 A Brasilidade como Espaço Teleaudiovisual da Rede Globo

    5.4.4 A Interface no Twitter e no YouTube

    5.5 As Personas Teleaudiovisuais

    5.5.1 A Moldura Apresentador

    5.5.2 Candidatos e Candidato/a

    5.5.3 O Usuário como Persona Teleaudiovisual

    capítulo 6

    O Debate e o Direito Eleitoral

    capítulo 7

    Epílogo

    REFERÊNCIAS

    índice alfabético remissivo

    Ver mais páginas do livro
    Amaury Silva
    Amaury Silva
    Amaury Silva
    Professor de Direito Penal e Processual Penal – Graduação e Pós-Graduação; Formador na ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Especialista em Ciências Criminais; Mestre em Estudos Territoriais (ênfase em Criminologia e Direitos Humanos); Doutorando em Comunicação Interface com Direito.
    Especificações do Produto
    Autor(es) Amaury Silva
    Assunto Eleitoral
    Idioma Português
    Edição 1
    Ano 2022
    Editora Editora Mizuno
    Marca Editora Mizuno
    Tipo Impresso
    Encadernação Brochura
    Paginação 371
    Formato 16x23
    Altura (cm) 23
    Largura (cm) 16
    Profundidade (cm) 1.8
    Peso (kg) 0.405
    ISBN 9786555264791
    EAN 9786555264791
    NCM 49019900
    Debates Eleitorais - Direito e Comunicação

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