Sinopse: Nesta diferenciada obra, todos vocês, concurseiros, vestibulandos, acadêmicos, professores, educadores, pais, mães e aqueles que querem aprender para ter sucesso pessoal e profissional, com aprovações nos exames, nas provas, nos vestibulares e, principalmente, nos concursos públicos, encontrarão uma metodologia simples e inovadora de estudar.
Esta eficiente metodologia ensina a organizar as disciplinas e a estudar os conteúdos das matérias para potencializar os estudos e maximizar, tanto o aprendizado quanto o conhecimento adquirido, por meio do emprego das ?5 Técnicas Empíricas de Estudar para Provas e Concursos?.
É uma obra com o requinte e a genialidade do professor Ilson Lisboa. O leitor vai se surpreender com a efetividade das ?5 Técnicas? ao obter na prática os resultados expressivos da eficiência e da eficácia de cada uma delas.
Iracema Ferreira Lisboa
Educadora há mais de 40 anos, Pedagoga, Professora, Ex-Diretora Escolar,
Gestora de curso preparatório para concursos públicos.
Tópicos:
* São práticas, instrutivas e eficazes!
* Agregam Eficiência e Efetividade na sua preparação
> Técnica do ciclo gradual de estudo
> Técnica empírica da harmonização das disciplinas
> Técnica empírica do quadrante de estudo
> Técnica empírica de estudar por resolução de questões
> Técnica empírica da jornada única de estudo
Autor(es): Ilson Lisboa
Edição: 1
Ano: 2019
Paginação: 192
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21
ISBN: 9788577894390
Introdução
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 1
Técnica do Ciclo Gradual de Estudo
Figura 1 - Representação da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo ou Técnica-Mãe
1.1. Indicativos para aplicação dos quatro ciclos de estudo
1.1.1. Tempo Mínimo para se dedicar ao estudo empregando o 1º Ciclo
1.1.2. Tempo Médio para se dedicar ao estudo empregando o 2º Ciclo
1.1.3. Tempo Razoável para se dedicar ao estudo empregando o 3º Ciclo
1.1.4. Tempo Máximo para se dedicar ao estudo empregando o 4º Ciclo
1.2. Tabela Completa da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo
1.3. Exemplos de Aplicação da Técnica do Ciclo Gradual de Estudo
1.3.1. Caso Marden Jarbas Pastor
1.3.2. Caso Ana Júlia
1.3.3. Caso Davi Carlos
1.3.4. Caso Déborah Evellyn
1.3.5. Caso Keury Pingo Luy
Capítulo 2
Técnica Empírica do Quadrante de Estudo
Figura 2 – Representação da Técnica Empírica do Quadrante de Estudo
2.1. Esquema Explicativo dos Quatro Quadrantes de Estudo
2.2. Exemplos de Aplicação da Técnica Empírica do Quadrante de Estudo
2.2.1. Direito Constitucional: Constituição Federal de 1988 preâmbulo e artigos 1º 2º e 3º
2.2.2. Direito Administrativo: licitação e suas modalidades
2.2.3. Direito Penal: texto explicativo sobre concurso de crimes
2.2.4. Português: aula explicativa sobre colocação pronominal
2.2.5. Conhecimentos Gerais: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)
Capítulo 3
Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas
Figura 3 – Representação da Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas
3.1. Grupos das disciplinas (matérias)
3.2. Justificando a Harmonização das Disciplinas em cada Jornada
3.3. Regra de Harmonização das disciplinas utilizando os GRUPOS
3.3.1. Tabela da Manhã
3.3.1.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Manhã (indicativos)
3.3.2. Tabela da Tarde
3.3.2.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Tarde (indicativos)
3.3.3. Tabela da Noite
3.3.3.1. Aplicação Prática da Regra de Harmonização das Disciplinas na Jornada da Noite (indicativos)
3.4. Técnica Empírica da Harmonização das Disciplinas com as matérias encaixadas nas três jornadas do dia (manhã tarde e noite)
3.4.1. Tabela da 1ª Opção
3.4.1.1. Disciplinas Encaixadas na 1ª Opção
3.4.1.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 1ª Opção
3.4.2. Tabela da 2ª Opção
3.4.2.1. Disciplinas Encaixadas na 2ª Opção
3.4.2.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 2ª Opção
3.4.3. Tabela da 3ª Opção
3.4.3.1. Disciplinas Encaixadas na 3ª Opção
3.4.3.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 3ª Opção
3.4.4. Tabela da 4ª Opção
3.4.4.1. Disciplinas Encaixadas na 4ª Opção
3.4.4.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 4ª Opção
3.4.5. Tabela da 5ª Opção
3.4.5.1. Disciplinas Encaixadas na 5ª Opção
3.4.5.1.1. Tabela com as Disciplinas Encaixadas na 5ª Opção
Capítulo 4
Técnica Empírica da Jornada Única de Estudo
Figura 4 – Representação da Técnica Empírica Da Jornada Única de Estudo
4.1. Exemplos de Aplicação da Técnica Empírica da Jornada Única de Estudo
4.1.1. 1º Caso: jornada da manhã com 2 horas disponíveis para estudar
4.1.1.1. Aplicação do 1º Caso com as 2 horas disponíveis
4.1.1.1.1. Disciplinas Encaixadas no 1º Caso
4.1.2. 2º Caso: jornada da tarde com 3 horas disponíveis para estudar
4.1.2.1. Aplicação do 2º Caso com as 3 horas disponíveis
4.1.2.1.1. Disciplinas Encaixadas no 2º Caso
4.1.3. 3º Caso: jornada da noite com 4 horas disponíveis para estudar
4.1.3.1. Aplicação do 3º Caso com as 4 horas disponíveis
4.1.3.1.1. Disciplinas Encaixadas no 3º Caso
4.1.4. 4º Caso: jornada da noite com 5 horas disponíveis para estudar
4.1.4.1. Aplicação do 4º Caso com as 5 horas disponíveis
4.1.4.1.1. Disciplinas Encaixadas no 4º Caso
5.1.5. 5º Caso: jornada da manhã com 6 horas disponíveis para estudar
5.1.5.1. Aplicação do 5º Caso com 6 horas disponíveis
5.1.5.1.1. Disciplinas Encaixadas no 5º Caso
Capítulo 5
Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões
Figura 5 – Representação da Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões
5.1. Identificação das Questões
5.2. Tipos de Questões
5.3. Quadros Indicativos dos Quatro Tipos de Questões
5.3.1. Quadro Indicativo das Questões Viciadas (QV)
5.3.2. Exemplos de Questões Viciadas (QV)
5.3.3. Quadro Indicativo das Questões Inéditas (QI)
5.3.4. Exemplos de Questões Inéditas (QI)
5.3.5. Quadro Indicativo das Questões Adaptadas (QA)
5.3.6. Exemplos de Questões Adaptadas (QA)
5.3.7. Quadro Indicativo das Questões Comentadas (QC)
5.3.8. Exemplos de Questões Comentadas (QC)
5.4. Esquema de Aplicação Prática da Técnica Empírica de Estudar por Resolução de Questões
REFERÊNCIAS
ÍNDICE ALFABÉTICO REMISSIVO