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Gestão de Conflitos Entre Empregados - 2ª Edição

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SKU.: EM-2024-7136
Autor: Rodrigo Chagas Soares
Sinopse:

O conflito entre empregados é objeto de estudo no presente livro, que tem por finalidade o convite à reflexão para a solução prática dos conflitos interpessoais, fornecendo as ferramentas necessárias para a construção de uma norma empresarial voltada à gestão de conflitos e à tutela da saúde, especialmente a mental, do principal ativo empresarial: o empregado.

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    O livro convida à reflexão para a solução prática dos conflitos entre empregados, fornecendo as ferramentas necessárias para a à gestão de conflitos.

    No contexto empresarial, as máquinas possuem peças que, quando apresentam problemas, são imediatamente cuidadas, zeladas e dedicadamente reparadas; empregados possuem percepções, emoções e necessidades as quais, de igual maneira, carecem de atenção para que resgatem sua identidade, autoconfiança, autoestima e senso de pertencimento.


    Os conflitos no interior da empresa devem ser solucionados tão logo quanto surjam. Um sistema de design no interior da empresa é um instrumento eficaz na gestão de conflito: para o empregado, é positivo por lhe possibilitar a escuta ativa e ter seus conflitos tratados; para a empresa, por reduzir gastos com condenações judiciais ao permitir a identificação extrajudicial dos responsáveis diretos pelas máculas ao meio ambiente do trabalho, que deve ser saudável e equilibrado.

    O conflito entre empregados é objeto de estudo na presente obra, que tem por finalidade o convite à reflexão para a solução prática dos conflitos interpessoais, fornecendo as ferramentas necessárias para a construção de uma norma empresarial voltada à gestão de conflitos e à tutela da saúde, especialmente a mental, do principal ativo empresarial: o empregado.

    Capítulo 1

    Aspectos Iniciais sobre Conflito

    Conceituação de Conflito

    Contexto Analítico Empresarial do Conflito

    Manifestação de Discordância

    Ato praticado por outro empregado ou terceirizado

    Necessidade Subjetiva

    Percepções Antagônicas

    Solução do Conflito Lastreada em Normas Empresariais, Legislação Vigente ou Decisões Consensuais Contrárias as Referidas Normas

    Conflito e a Ordem Comportamental

    Apropriação Estatal da Solução dos Conflitos

    capítulo 2

    Empresas Lidando com os Conflitos

    Conflito por Amostragem 

    Desrespeito no Interior da Empresa

    Violação das Normas e Diretrizes Empresariais 

    Falta de Efetividade na Gestão

    Deficiência na Comunicação

    Assédio Moral 

    Assédio Sexual

    Discriminação

    Indicadores-Chave de Desempenho (KPI) das Formas de Conflito

    capítulo 3

    Insuficiência no Tratamento do Conflito

    Nomenclatura Atribuída ao Canal de Comunicação do Conflito

    Burocratização da Recepção do Conflito

    Risco de Exposição no Processo de Sindicância

    Forma de Reconciliação de Interesses dos Sujeitos Envolvidos no Conflito

    Não Observância de Preceitos Básicos: Princípios Empresariais de Tratamento do Conflito

    capítulo 4

    Sistema Adequado de Tratamento do Conflito

    Diagnóstico das Necessidades da Empresa

    Efetividade do Sistema de Solução de Conflito

    Processo de Integração dos Empregados ao Sistema de Solução de Conflito

    Design System para as Micro e Pequenas Empresas 

    Apêndices

    APÊNDICE A

    Entrevista Empresa Especializada na Produção de Farmacêuticos, Utensílios Médicos e Produtos Pessoais de Higiene

    1) A Empresa tem um procedimento específico de solução de conflitos? Como funciona?

    2) Desde quando foi instalado o Canal Superintendência Ombudsman e como a Empresa lida com os conflitos? Os profissionais são próprios ou terceirizados?

    3) Qual o perfil dos profissionais da área de ERLR? São treinados de qual maneira?

    4) Como o conflito é solucionado? Qual o tratamento que a empresa dá para a questão que lhe é colocada por um colaborador que apresenta uma denúncia?

    APÊNDICE B

    Entrevista Indústria Fabricante de Alimentos instalada no Brasil

    1) A PAG tem um procedimento específico de solução de conflitos? Como funciona?

    2) Desde quando foi instalado o Canal de Comunicação e como a PAG lida com os conflitos? Os profissionais são próprios ou terceirizados?

    3) Quais são as causas que geralmente os denunciantes atribuem à existência daquele conflito?

    4) É possível afirmar que a utilização do procedimento de solução do conflito impacta na redução da rotatividade da empresa?

    5) Qual o perfil dos profissionais da área de Ombudsman? São treinados de qual maneira?

    6) Como o conflito é solucionado? Qual o tratamento que a empresa dá para a questão que lhe é colocada por um colaborador que apresenta uma denúncia?

    APÊNDICE C

    Modelo de Procedimento Empresarial de Solução de Conflito

    Sumário

    1. Objetivo
    2. Aplicação
    3. Definições
    4. Responsabilidades

    4.1. Área de Ombudsman

    4.2. Ponto Focal de Conflito (PFC)

    4.3. Atendentes dos Meios Telemáticos de Comunicação 

    4.4. Área de Relações Trabalhistas & Sindicais

    4.4. Área de Saúde Ocupacional

    4.6. Mediador 

    1. Condições Gerais
    2. Fluxograma
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    Rodrigo Chagas Soares
    Rodrigo Chagas Soares
    Rodrigo Chagas Soares
    Doutor em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/COGEAE). Mediador certificado pela Organização Internacional do Trabalho OIT/ITCILO. Membro da Missão Brasileira na 99ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Professor de Direito do Trabalho do INSPER e Professor Convidado do Curso de Pós Graduação de Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/COGEAE). Advogado Sócio do escritório Granadeiro Guimarães Advogados na área de Relações Trabalhistas e Sindicais.
    Especificações do Produto
    Autor(es) Rodrigo Chagas Soares
    Assunto Trabalho e Processo do Trabalho
    Idioma Português
    Edição 2
    Mês Janeiro
    Ano 2024
    Marca Editora Mizuno
    Tipo Impresso
    Encadernação Brochura
    Paginação 260
    Formato 16x23
    Altura (cm) 23
    Largura (cm) 16
    Profundidade (cm) 1,5
    Peso (kg) 0,42
    ISBN 9786555267136
    EAN 9786555267136
    NCM 49019900
    Gestão de Conflitos Entre Empregados - 2ª Edição

    Avaliações

    5.00 Média entre 1 opiniões
    mail@mail
    Catia Cavalcante 9 de janeiro de 2024
    Livro excelente, aborda muito bem o título.
    9 de janeiro de 2024

    Opiniões dos clientes

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